Formada em Medicina em 2013 pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP-FMB).
Residência em Medicina Física e Reabilitação e Residência em Neurofisiologia Clínica pela USP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Título de Especialista em Neurofisiologia Clínica na área de atuação em Eletroneuromiografia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Avaliação de braços, mãos e ombros
Avaliação de pernas e pés
Avaliação completa de braços e pernas
Avaliação de nervos faciais
A Eletroneuromiografia (ENMG), também conhecida como eletromiografia ou estudo de condução nervosa, é um exame neurofisiológico que avalia a função dos nervos periféricos e músculos.
O exame é composto por duas partes complementares:
O exame é fundamental para o diagnóstico preciso de diversas doenças neuromusculares, permitindo identificar o local, tipo e gravidade da lesão.
O exame é realizado em duas etapas:
O exame pode causar leve desconforto, mas geralmente é bem tolerado. O estudo de condução nervosa envolve pequenos estímulos elétricos que causam formigamento. A eletromiografia utiliza uma agulha fina, podendo causar desconforto momentâneo similar a uma picada.
A duração varia conforme a região avaliada. Um exame de membros superiores ou inferiores dura cerca de 30 a 45 minutos. O exame de quatro membros pode durar de 1 a 1,5 hora.
Não é necessário jejum. Recomenda-se não aplicar cremes ou loções na pele no dia do exame, pois podem interferir na condução elétrica. Traga o pedido médico e exames anteriores.
A eletroneuromiografia deve ser realizada por médico com especialização em Neurofisiologia Clínica. A Dra. Flávia Cabral possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC) e pela AMB.
Pacientes com marcapasso podem realizar o exame com alguns cuidados especiais. Informe a médica antes do exame para que as devidas precauções sejam tomadas.